19/02/08

E por falar no ensino em Portugal...
A minha filha - está no 11º ano e até esta data nunca teve uma negativa na sua vida de estudante - fez este mês os chamados "testes intermédios", que são uma espécie de preparação para os exames. As férias de natal foram totalmente passadas em casa a estudar e a preparar-se para esses ditos testes, de tal maneira que, nos dois últimos dias do ano simplesmente tive que a obrigar a deixar os livros e sair de casa. Essa maratona continuou até à semana passada, e durante esse tempo todo, apenas saiu para um jantar com os amigos no carnaval.
Entretanto soubemos que no Liceu, entre todas as turmas que fizeram o teste de matemática, apenas houve cinco positivas.
Quando chegou o dia do teste, liguei-lhe para saber como tinha corrido e a minha filha simplesmente desatou num pranto a dizer que lhe tinha corrido muito mal e que todos os colegas se queixavam do mesmo. Acalmei-a e disse-lhe que estava feito e que iriamos aguardar os resultados. Nesse dia à noite a minha menina estava inconsolável, e só me dizia que ia ter uma negativa pela primeira vez na vida, que essa nota - que conta para a média final - lhe ia baixar a média que tinha a matemática, já me dizia que queria anular a disciplina porque não queria ir com uma média baixa a matematica para a faculdade. Enfim, estava desolada!
Chegou o dia da entrega dos testes de matemática, fui leva-la à escola e recomendei-lhe que fosse tranquila porque, fosse qual fosse o resultado do teste, eu sabia o quanto ela tinha estudado. Saiu do carro quase a chorar.
Estava eu no serviço e liga-me, quando atendi o telefone, a minha menina dava gritos ao telefone e só me dizia: "Bi, tive positiva no teste. Tive 10".
Quando finalmente conseguiu falar, disse-me que houve três positivas na turma. Além do dez dela, um onze e um onze e meio. Apenas e só três positivas.
Ficou a sensação de que estes testes foram feitos para deitar as médias abaixo dos alunos que ainda querem estudar, ainda acreditam no ensino, e que lutam todos os dias para conseguir um pouquinho mais.
Pelo que depois me contou, foi assim, uma razia total em todas as turmas, com uma média de três positivas por turma, mas que os professores, segundo constava, a nível do país estavam satisfeito com os resultados, porque a média de positivas a matemática tinha subido...
Portanto, no nosso país já ficamos contentes com três positivas por turma a matemática!
Que bom!!! É o que temos...!!!