17/04/08

Sporting 5 / Benfica 3

Antes de começar a escrever, e para quem não sabe, quero - uma vez mais - aqui dizer que sou benfiquista. Sou de uma família de sportinguistas, pais e irmãs, mas eu sou e sempre fui do Benfica. E continuarei a ser, porque sou de opinião que se pode mudar de tudo, menos de clube.
Durante todo o dia, só se falou do jogo de ontem - para apurar o segundo finalista da Taça de Portugal - entre o Sporting e o Benfica. Jogo esse que o Sporting ganhou e muito bem. Mereceu, pelo que fez na segunda parte.
Apeteceu-me falar do assunto, por tudo o que já ouvi na televisão e de várias pessoas.
Vi o jogo todo e fiquei deliciada desde o princípio até ao fim, porque não me recordo de ver um derby tão bem jogado. Foi uma verdadeira loucura. Um jogo inesquecível, que ficará na história do futebol pelas melhores razões. Não só pela quantidade de golos - 2 até ao intervalo e 6 na segunda parte, sendo esses golos marcados em apenas 26 minutos, 5 do Sporting e o terceiro do Benfica. Na primeira parte jogou o Benfica e marcou 2 golos, na segunda parte o Sporting tomou conta do jogo, um jogo corrido, bonito, com golos fantásticos, e que apetecia ficar ali a ver, porque não se vêem jogos daquela qualidade em Portugal.
É certo - e não me digam que não - que ficou um penalty por marcar a favor do Benfica, mas isso acontece aos melhores! Foi o caso!! No final do jogo, naturalmente que tive pena que o meu Benfica tivesse perdido - quando estiveram a ganhar por 2, mas sentia-me recompensada pelo bonito futebol que acabava de ver.
Até aqui tudo bem. Mas hoje ouvi coisas que me tiraram do sério! Foram entrevistadas, nas ruas do Porto, alguns portistas - não estou a falar de portuenses, são coisas diferentes - e alguns deles disseram coisas como:
- Vi o jogo de ontem e gostei. Gosto sempre quando o Benfica perde!
- Sim vi o jogo, e gostei que o Benfica tivesse perdido, porque temos que acabar com a "mística" do Benfica.
Ora bem, é aqui que quero chegar. No dia em que o Porto jogou com o Setúbal e que ganhou por 3 / 0, fui jantar à Portugalia, em Setúbal, e por azar fiquei ao lado de uma mesa com sete elementos portistas, homens e mulheres. Passaram o jantar todo à falar à "moda" do Porto - e não estou a falar do sotaque - e a cantar e chamar nomes menos próprios a vários elementos do Benfica. Ora se o porto tinha jogado com o Setúbal, porquê estarem naquele disparate contra o Benfica? Pensei cá para mim que se aquilo se passasse num restaurante do Porto com adeptos do Benfica, além de serem postos na rua ainda apanhavam uma tareia. Mas, é certo que não me surpreenderam, porque dos portistas poucos mais que aquilo se espera. Principalmente quando o próprio presidente do clube a isso incentiva e apela!
Sobre a "mística" do Benfica, o senhor que disse que «era necessário acabar com a mística do Benfica» que fique tranquilo e não perca o seu tempo, porque vai ter muito que esperar. Não se acaba com o mística benfiquista, pois simplesmente não se pode acabar com algo que não tem explicação, é muito forte, e especial! É único! Não existe em mais clube nenhum! Recordo-me que aqui há uns anos um jornalista estrangeiro, (inglês se não me engano), veio ao Estádio da Luz assistir a um jogo, para ver e sentir a mística benfiquista, de volta fez uma reportagem fantástica, onde dizia que não havia nada igual à tal "mística benfiquista"!
O que esses adeptos de outros clubes - e até aqueles que não são de clube nenhum, o clube deles é ser "contra o Benfica" - ainda não perceberam, é que a inveja que eles sentem do Benfica, só lhes faz mal a eles próprios, que o complexo de inferioridade de que sofrem não se cura assim, que o facto de dizerem mal do Benfica e insultarem tudo e todos ligados ao clube, só demonstra a grandeza do nosso Clube, e que nada - absolutamente nada - vai mudar isso! Os outros clubes podem ganhar muito, tudo, e vários anos seguidos até, que NUNCA terão a grandeza do Benfica! E a sua mística, jamais saberão o que isso é!!
E eles sabem disso! Que serão sempre pequenos, comparados com o Glorioso Benfica.
O actual Presidente do Sporting, há algum tempo, numa entrevista dizia, que o sportinguistas tinham que aceitar, porque era verdade, que o Benfica é maior que o Sporting.
Está explicada a raiva e a inveja sentida pelos adeptos dos outros clubes...
P.S. Reparem na foto que aqui deixo: o leão tem um ar triste, apagado! A águia tem um porte imponente, um ar astuto, altivo, de quem sobe aos céus...!!!