03/03/08

Futebol


Não percebo nada de futebol, nem quero, porque hoje em dia o futebol passou a ser um negócio e deixou de ser um desporto. Sou do tempo de ir ao velhinho Estádio da Luz, quando ainda não havia cadeiras nas bancadas e cheguei a estar no Estádio com 120.000 espectadores. Gostava de lá ir pela emoção do jogo "ao vivo e a cores". Tem outro "sabor" ver um jogo num Estádio, principalmente no derby Benfica-Sporting.
Depois dos meus filhos nascerem deixei de ir ao futebol, e só lá voltei, desta vez com os meus filhos, na despedida do antigo Estádio da luz. Nunca estive no Estádio novo.
Toda esta conversa, para falar no jogo de ontem entre o Sporting e o Benfica. Tenho estado a dar alguma atenção à televisão aqui no meu gabinete, onde quase só se fala no jogo de ontem, que o Sporting empatou em casa, e que tanto lhes está a custar "engolir".
Nestes jogos há sempre "casos" de injustiça para os dois lados, mas o Sporting - como sempre - diz que o árbitro os prejudicou...
Ora bem, dei-me ao trabalho de ir ver o historial do Sporting esta época e aqui fica o que diz respeito a derrotas e empates, dessa equipa sempre tão prejudicada pelas arbitragens:

Empates

Sporting 2 / 2 Setúbal
Benfica 0 / 0 Sporting
Nacional 0 / 0 Sporting
Leixões 1 / 1 Sporting
Sporting 1 / 1 Leiria
Académica 1 / 1 Sporting

Derrotas

FCPorto 1 / 0 Sporting
Braga 3 / 0 Sporting
Boavista 2 / 0 Sporting
Belenenses 1 / 0 Sporting
Setúbal 1 / 0 Sporting

Claro que todos estes maus, ou menos bons, resultados do Sporting se devem aos árbitros!
É sempre mais fácil responsabilizar os outros do que assumir as nossas responsabilidades, e o treinador da equipa em questão é um perito nesta matéria.
Lá diz o velho ditado:
"Quem não sabe dançar, diz que o chão está torto..."

E por falar em saber e querer jogar, o meu Setúbal é um grande exemplo disso. E já está em 4º lugar!!
O meu Benfica - o meu clube de sempre - não está nada bem é certo - se não fosse o Rui Costa seria ainda pior - mas pelo menos não ouvimos o treinador colocar constantemente a culpa nas arbitragens.
É claro que - como hoje ouvi na televisão - o Benfica tem sido levado "ao colo", e está em 2º lugar (por enquanto porque o campeonato ainda não acabou), mas isto de ser "levado ao colo" não é para todos, também é necessário jogar, uma vez por outra, um bocadinho...
Os árbitros não podem fazer tudo!!!