19/11/04

Ao fim de 24 anos a minha mãe voltou a Moçambique, para umas férias de quinze dias. Chegou ontem e a primeira pergunta que lhe fiz foi qual a sensação ao pisar de novo aquela terra.
Respondeu-me, sem conseguir esconder as lágrimas: "Senti-me como se tivesse regressado a casa ao fim de tantos anos. "
Ficamos à conversa até tarde, para saber das novidades, dos amigos que ainda por lá andam, da familia que para lá voltou, e para matar um pouquinho as saudades das cores das acácias vermelhas, dos jacarandás, dos coqueiros, dos palmares a perder de vista, do azul do céu que se torna vermelho quando a tarde termina, dos cheiros a fruta madura, da manga, da goiaba, do maracujá, do côco, do cheiro do mar, do marisco, da terra molhada...de Moçambique!
A cada palavra da minha mãe, as saudades aumentavam! Dizem que o tempo ajuda a esquecer, mas não é verdade, porque já lá vão longos anos e não há dia nenhum da minha vida que não me lembre daquela terra.
Para perceberem o que sinto, vão até lá, passem uns dias de férias em Moçambique e depois digam-me se não tenho razão!!