06/06/08

O Euro 2008 está mesmo aí! Portugal tem a sua estreia amanhã com a Turquia, mais propriamente às 19.45 h. Tive dois convites para ir ver o jogo a casa de amigos, e claro que só pude optar por um, porque não me posso dividir.

Hoje "dei de caras" com um artigo de Pedro Rolo Duarte, quando do Mundial de 2006, acerca de Scolari, que me parece oportuno relembrar. Porque eu gosto do "Filipão", e os portugueses têm tendências em ter memória curta. Aqui fica:

O mau feitio bom de Scolari

Não é preciso perceber de futebol - e confesso a minha razoável ignorância sobre táctica e técnica - para reconhecer que Luiz Felipe Scolari tem razões para aparecer à frente das câmaras com um ar enfadado, farto, impaciente, e responder à letra aos mimos de que é alvo.

Sejamos sérios: um responsável pode ser julgado (e condenado) depois de terminada a empreitada que lhe foi encomendada. Ora, Scolari tem sido julgado e condenado todos os dias, por toda a espécie de gente. Porque não escolheu Quaresma, porque foi treinar em Évora, porque respondeu torto a um jornalista que foi torto, porque deixou Deco de fora, porque é brasileiro, porque tem mau feitio, porque é mimado, porque, porque, porque. Está a ser crucificado antes mesmo de a obra existir. Uma forma de estar tipicamente portuguesa: tola, insensata e injusta. Scolari foi contratado pelas instituições a que compete tal escolha, está a ser pago para construir uma obra - e, tanto quanto consigo lembrar-me, está a conseguir concretizá-la. Há dois anos, levou Portugal à final do Europeu. Este ano, leva Portugal ao Mundial com o rótulo de uma das oito equipas favoritas.

As suas escolhas são duvidosas? Esta selecção não é a de Portugal, é a "dele"? Tem mau feitio? Perguntas espúrias, todas elas, nesta fase do campeonato. Se Portugal for eliminado na primeira ronda, venham as críticas e as cobranças. Se Portugal, como sucedeu no Euro 2004, for passo a passo seguindo em frente, vai repetir-se a triste história de há dois anos: toda a gente engole as palavras que disse, vira a casaca e ergue em ombros Luiz Felipe Scolari.

"O brasileiro", como às vezes oiço chamar-lhe de forma depreciativa, é gente, como Ronaldo, tem feitio, como Mourinho, e foi contratado, não herdou a função nem meteu uma cunha.
Não percebo o espanto, por isso, com o seu olhar de poucos amigos e a voz impaciente. Com os maus modos com que o tratamos, podia ser de outra forma?

Somos assim, nada a fazer. Hoje o homem é mau, porque tem feitio e não se deixa pressionar pela horda de seleccionadores de vão de escada. Amanhã será pior, se perder. Mas, se porventura ganhar, será a nossa escolha de sempre. No fim, ainda vamos ter saudades de Scolari.

- Pedro Rolo Duarte -

Nota: Scolari levou Portugal à final do Euro 2004, às meias finais do Mundial 2006 e lá estamos... no Euro 2008!! Não sei até onde a equipa portuguesa vai chegar, mas para já o que importa é que estão lá. Boa sorte Portugal! À nossa equipa e ao nosso seleccionador, Luiz Felipe Scolari.