06/07/05

CAHORA BASSA

É mais conhecida, erradamente, pela barragem de "Cabora Bassa". Situa-se em Moçambique, no rio Zambeze, provincía de Tete. O seu lago é o segundo maior de África. Tem uma extenção de 250 kms de comprimento, 38 kms de afastamento entre as margens, ocupa cerca de 2700 km2 e tem uma profundidade média de 26 metros.
Actualmente é o grande elemento produtor de electricidade em Moçambique, e a gestão da mesma faz-se entre Moçambique, Portugal e Africa do Sul.
Isto é aquela parte que todos sabemos, é do conhecimento geral.
Não tive oportunidade de visitar esta obra fantástica, da última vez que estive em Moçambique de férias, mas os meus pais tiveram essa sorte e segundo dizem, é uma obra e tanto, digna de se visitar e de uma grandeza de tirar a respiração, quando se está na chamada casa das turbinas, muitos metros abaixo do nivél da água e com muitas toneladas da mesma por cima de nós.
Agora vamos então falar do que pouca gente sabe, digo eu.
O que significa «Cahora Bassa»?
É uma palavra em dialeto, um de tantos que existem naquela terra grande em tudo, falado numa zona entre as provincias da Zambézia e de Tete.
Cahora Bassa significa: Acabou o trabalho.
Acontece que, o sitio onde foi construida a barragem, devido à força da corrente naquela área, não era navegavel. Os barcos chegavam ali e tinham que parar. Como tal o povo dizia que ali "acabava o trabalho" das embarcações.
Cahora Bassa!!!