12/12/06

Traição!!!
O que é a traição de que tanto se escreve, se fala, se discute?
Ora bem, hoje resolvi aqui dizer o que é para mim a dita «traição». E é claro que há uns anos atrás eu não pensava assim. Mal de nós se não aprendemos nada na vida, ou se não vamos mudando e aceitanto de outra forma situações que se nos vão deparando no dia a dia.
Há relativamente pouco tempo, ouvi numa entrevista, a António Fagundes - esse mesmo...! - se acreditava na fidelidade. A resposta dele foi que não acreditava na fidelidade - isso não existe - pois o ser fiél a alguém significa que alguém abdicou de viver a sua vida, de si próprio, por outra pessoa! E isso não pode, nem deve acontecer.
Na minha opinião, traição não significa só sermos enganados pelo homem ou mulher de quem se gosta e que amamos. Há a traição dos amigos, dos princípios, e de amores. Só por si, a palavra «traição» é uma palavra forte, que causa receio.
Antes de mais nada há que pensar que não somos donos de ninguém. Ninguém é «propriedade» de ninguém. Ponto final!
Ainda vivemos num país muito machista, é certo, e estamos habituados a que a traição é mais comum nos homens, que são educados para não desperdiçarem nenhuma oportunidade de demonstrarem a sua masculinidade, a maior parte das vezes confundida com desempenho sexual. Ainda hoje se ouve dizer às crianças "um homem não chora", porque é homem e isso é coisa de mulher. Um homem é «macho»! Ainda hoje se desculpa a tal infidelidade masculina, aceite socialmente, com a desculpa de que um homem não é de "ferro", não vira a cara a uma mulher que olhe para ele duas vezes, ou com a tal desculpa do instinto masculino. Mas desenganem-se, hoje em dia, as mulheres também traem, se assim quiserem chamar. Não o fazem para retribuir com a mesma moeda, traem porque querem, porque lhes apetece, porque acharam determinado homem interessante, por instinto. Reprimir os desejos não significa eliminá-los. É uma realidade. Não são só os homens.
Para mim traição, é alguém que diz gostar de mim - e de quem eu gosto, naturalmente - a certa altura estar comigo por favor, por "frete", porque já é um hábito, ou porque não tem coragem para me dizer «não quero mais». Fazer-me acreditar em algo que já não existe! Estar comigo e pensar em outra pessoa! Isso sim, para mim é traição!
Se uma relação for construída na amizade, na sinceridade, na cumplicidade e no amor verdadeiro, não haverá traição! Mesmo quando um dos elementos do casal numa determinada altura «trair», no significado tradicional! O homem ou a mulher podem trair o seu parceiro, sem terem uma relação sexual com outra pessoa!
Qualquer tipo de traição que exista, em vez de ficarmos no papel de vitima, porque não analisar o que levou a outra pessoa a fazê-lo? Refletir no que deu origem à tal traição. Falta de atenção? De carinho? De afecto? De diálogo? Havia identificação entre as pessoas? Cumplicidade?
Não basta empurrar as culpas para o outro. Há que conversar e saber o que falhou!
Quem leu o meu post anterior a este, poderá perguntar, como é que eu digo que sou «fiel» aos meus sentimentos e de seguida digo que traição nem sempre é o que todos chamam de traição. Para mim, trair é muito mais que isso. E o facto de eu ser fiel aos meus sentimentos significa isso mesmo. Estar com alguém porque gosto de verdade. Porque quero, independentemente do gostar da outra pessoa.
É certo que ninguém gosta de ser traído seja de que forma for, mas o que conta é o vínculo afectivo que existe no relacionamento entre duas pessoas!!!
A verdade, sem favores, acima de tudo!!!