22/04/04

Ontem vi, na SIC Noticias uma entrevista a Mário Soares, sobre os 30 anos do 25 de Abril, naturalmente. É só do que falam as televisões neste momento.
E quando se fala no 25 de Abril, é obrigatório também falar sobre a descolonização em Angola e Moçambique. É certo que todos sabemos que os politicos dizem qualquer coisa, e nunca reconhecem o que fizeram de mau. Isso não importa, desde que não sejam eles a sofrer as consequências. A certa altura da dita entrevista Mário Soares disse que sobre a descolonização, tudo foi muito bem pensado e bem feito. Na verdade não me surpreende que ele diga essas barbaridades, pois estava cá a assistir "de camarote" e sem sofrer na pele, ao drama de milhares de pessoas que lá viviam, lá nasceram, que lá tinham a sua vida organizada e de onde nunca pensaram sair, muito menos naquelas condições. Abandonando tudo o que tinham, uma vida de trabalho, e muitos deles já sem idade para recomeçar de novo, onde quer que fosse. Muitos não conseguiram ultrapassar essa situação. Só quem realmente viveu aqueles momentos, poderá compreender o quanto foi dificil e doloroso, tudo o que aconteceu, a forma como aconteceu, e que o Sr. Mário Soares diz ter sido "muito bem feito e pensado"
Como recompensa, do belo "negócio" que fez, mais tarde mandou o filho a Angola encher um avião de marfim e alguns diamantes, coisa pouca, mas o avião caiu...terá sido o peso da recompensa?
Não interessam os meios, interessa sim atingir os fins.
Espero, de verdade, que um dia ele pague pelo mal que fez a tanta gente.