23/04/04

Recebi um email que diz assim:

30 Anos Depois...
Fui criada com princípios morais comuns a toda a gente. Sonhei com a Liberdade e a Justiça Social. Pela mão dos meus pais, professores e avós, percebi que a Justiça estava ao serviço da vítimas e da comunidade. Tinhamos medo apenas do escuro, do "papão", de filmes de terror e da polícia política.
Hoje temo a Justiça, os pedófilos, os terroristas, os compadrios políticos, os fiscais das Finanças...
Justiça para gáudios processuais de advogados de luxo?
Liberdade ou Libertinagem?
Garantias de defesa, ou evitar que se faça Justiça? Julgamento da Casa Pia em Tribunal, ou decidido nos telejornais e por mensagens de telemóvel a 20 cêntimos? Negociar com terroristas em nome da Paz ou dizer BASTA! Aos cobardes e anafados da Politica? Diálogo e tolerância para criminosos e deveres ilimitados para cidadãos pacíficos e honestos? Amnistiar os que devem ao fisco e suspeitar permanentemente de quem paga os seus impostos, será esse o nosso futuro?
O que aconteceu a Portugal? Que valores temos nós hoje? Que eleições temos nós?
De que serve um aumento de 3 euros na minha pensão?
Porque é que as disparidades sociais nunca foram tão gritantes como hoje são?
Que 25 de Abril é este que vamos comemorar?
Quando foi que esqueci o nome do meu visinho?
Quando foi que olhei nos olhos de quem me pede roupa, comida, sem sentir medo? Quando foi que me fechei?
Quero de volta a minha dignidade, a minha paz, a minha Liberdade.
Quero de volta a lei e a ordem.
Quero Liberdade com segurança!
Quero tirar as grades da minha janela. Quero políticos honestos em quem acreditar, não quero hipócritas!
Quero sentar-me na calçada e ter a porta aberta nas noites de verão.
Quero a rectidão de carácter, e os olhos-nos-olhos.
Quero a honestidade como motivo de orgulho. Quero a esperança a alegria.
Abaixo o "TER", viva o "SER"!
Quero discordar do absurdo e da mentira em que vivemos.
Utopia? Não...
Se todos fizermos a nossa parte, se respeitarmos cada um...quem sabe??


Este texto tem como titulo original "Reflexões" e é da autoria de Sara Maria Binatti dos Anjos. Alguém fez umas pequenas transformações para adaptar aos 30 anos do 25 de Abril. Aqui fica a informação!


Julgo que o 25 de Abril trouxe muitos beneficios para os portugueses, sem qualquer tipo de dúvida, mas penso que ainda há muito para fazer e aprender. É urgente que os politicos que comandam este país, todos eles sem excepção, nos dêem confiança e credibilidade, é preciso aprender a respeitar, enfim, é preciso parar e pensar no que cada um de nós pode fazer por todos, para que o futuro dos nossos filhos seja mais risonho
É urgente mudar!!!