17/10/06

Bem vindos à selva urbana!

Um traço evidente da sociedade em que vivemos é a falta de respeito. Da linguagem ordinária e desbragada ao egoísmo e agressividade da selva urbana é um desfilar de comportamentos anti-sociais que não só incomodam como chegam a colocar-nos em perigo de vida.
Todos nos queixamos, esquecendo-nos que, para sermos respitados, temos que nos dar ao respeito.
A má educação está generalizada. Estacionar a viatura onde cabem duas, ocupar a mesa antes de ir buscar a refeição ou deixar o telemóvel tocar onde não deve são práticas correntes no Portugal de hoje. Também a arrogância e a má-fé estão em alta, inventando-se processos de intenção e calúnias, sem ponta de vergonha ou arrependimento. Cobrimo-nos e perfumamo-nos de civilização, mas escondemos muita grosseria.
No domínio público ou privado, difícil é não encontrar exemplos. Os media ajudam a divulgá-los e, não raramente, são eles próprios autores de graves atentados à honra e ao pudor. Do futebol à política, passam diariamente pela televisão casos edificantes do património rasca nacional. E, no que respeita a serviços públicos, cada um de nós é diariamente vítima da indiferença, discriminação ou prepotência daqueles que sustentamos e que abusam do poder que lhes é confiado.
De meros actos isolados passou-se à institucionalização da falta de respeito, seguindo-se o princípio de que «se não podes vencê-la, junta-te a ela». Promove-se o consumo alarve de pipocas nos cinemas, tolera-se a frequência de aulas em roupa de praia, entranha-se quando alguém se levanta para intervir numa reunião.
Os polícias, a quem compete preservar a ordem pública, nunca foram tão desrespeitados e ameaçados. Os idosos, pela sua especial vulnerabilidade e inadaptação, são frequentemente insultados e agredidos. Os professores, de quem se espera uma atitude pedagógica, nem se atrevem a chamar a atenção dos alunos, sob pena de represálias.
A falta de respeito não tem dono. Em todas as categorias sociais se vê défice de urbanidade. A sociedade mantém-se fortemente hierarquizada e autoridade é sinónimo de força bruta, mais do que respeito ou admiração.
Portugal é caso único em que a credibilidade das chefias depende da educação e respeito que revelam (pesquisa ISCEM). Para além de manterem uma conveniente distância dos colaboradores, não se coíbem de os humilhar publicamente para evidenciarem o seu estatuto.
Creio que os motivos para esta epidemia social são a falta de humanidade associada à crise dos valores sociais, a confusão sobre o significado e os limites da liberdade individual, a dificuldade em reconhecer e assumir o papel desempenhado por cada um em cada momento e o mau exemplo dado por aqueles que são referência para os cidadãos, sobretudo para os mais jovens.
Trata-se, em suma, de educação. Trinta anos depois da deposição do regime autoritário a sociedade continua adornada em sentido contrário, em matéria de civilidade.
Mas o que esperar de um País onde até as elites - política, intelectual, empresarial, etc. - nos fazem sentir o primitivismo da selva urbana?
Assim como assim, prefiro a comicidade da república das bananas...

- José Rafael Nascimento / Professor universitário -