20/11/06

Todos nós temos, na nossa vida, pessoas mais ou menos importantes. Naturalmente.
Há alguém, muito importante para mim, que não vejo há exactamente seis anos. Fez este mês seis anos que não a vejo.
A última vez que estive com essa pessoa, eu estava a atravessar um momento muito difícil. Muito mesmo! De tal maneira que em menos de dois meses emagreci doze quilos. Já lá vai...! Passou.
Apareceu de surpresa cá em Portugal. Eu voltava de um fim-de-semana prolongado e quando entrei em casa dei de caras com ela. Assim, sem esperar. Fiquei como que pregada ao chão a olhar....
Lembro-me que ela, olhou para mim e disse estas palavras:
- Os anos não passam por ti! Continuas bonita!
Agarrei-me a ela a chorar. Acho que no momento em que nos abraçámos percebeu que apenas a pele me cobria os ossos. Percebi que ficou impressionada, mas nada disse.
Depois de alguma conversa e de serenar as lágrimas, sentou-se à minha frente e disse:
- Olha bem para mim e nunca te esqueças do que te vou dizer neste momento. A vida não pára. A vida não se detém para te limpar as lágrimas. A vida não muda aquilo que aconteceu. Não olhes para trás, para o que passou, seja bom ou mau! Olha em frente, a vida está ali no que há-de vir, não no que passou. Ninguém merece que tu sofras. Ninguém! Olha à tua voltal. Estão aqui as pessoas que gostam de ti.
Agarrou as minhas mãos com força, e pediu-me que lhe prometesse que não voltava a chorar por alguém...
No sábado falei com essa pessoa. A minha tia, que está em Moçambique. Ligou-me para saber se tinha gostado do que ela me mandou.
Tive que mentir - aquelas mentiras inofensivas - disse que sim, que estava óptimo. E agradeci muito por ter atendido o meu pedido. Na verdade senti um aperto no coração, por ter que lhe dizer uma inverdade. Acho que estou perdoada deste pequenino pecado...
Depois de desligar, fiquei a pensar e recordar o que ela me disse há alguns anos atrás. Do que lhe prometi. Passamos a vida a fazer projectos, linhas rectas de vida, sonhos! Linhas que pudemos cruzar com outras vidas - ou não - nós somos e fazemos as opções. Há linhas de vida, muito perigosas de se cruzarem, mas se estivermos dispostos a arriscar - a vive-las - teremos a grata surpresa de que o outro lado pode ser fantástico e espectacular. E que vale a pena conhecer. E viver!!!
Eu arrisquei! Eu vivi! Eu sonhei!
E acreditem que valeu a pena. Porque tudo na vida - o bom, o menos bom e até o mau - nos traz sempre uma experiência, um ensinamento, o sabermos distinguir no presente e no futuro as experiências que deverão ou não ser repetidas...
Mas vale sempre, sempre, a pena!!!
Depois destes pensamentos, mandei-lhe um beijo em pensamento. Um beijo grande. Peguei no telefone, fiz uma chamada, de seguida tomei um banho refrescante, arranjei-me, coloquei o meu melhor sorriso e vim jantar a Lisboa!
Lá diz o velho ditado: "para quem não quer...."