30/01/07

Os Grandes Portugueses

Muito se tem falado, escrito e comentado sobre o programa da RTP - "Os Grandes Portugueses" - que considero um desafio à nossa memória. Tenho que admitir que apareceram por lá nomes por mim esquecidos, no caso de eu própria ter que fazer uma lista.
Sempre que me é possível sigo os programas da RTP, ou leio sobre o assunto, como tal vou acompanhando de perto o desenrolar da "famosa lista"!
Ontem, ao final da tarde, uma colega entrou aqui no gabinete, com um ar muito indignado, e comentou que na última edição do "Sol", constava que, neste momento, António Salazar era o nome mais votado, e se achavamos isso normal!! Não sei se é verdade ou não porque não li.
Respondi que sim, que achava normal. Se o nome constava na lista dos dez mais votados, era tão normal estar em primeiro lugar ele como qualquer um dos outros. Esse facto deixava-a tão indignada a ela, como me deixava a mim indignada o nome de Álvaro Cunhal aparecer nos dez mais.
Recordo-me que num dos programas da RTP, apresentado por Maria Elisa, também a apresentadora disfarçou mal a sua indignação por Salazar aparecer na lista dos 100 mais votados. Nem imagino qual terá sido a sua reacção quando ele apareceu nos dez finalistas... Adiante!
A mim não me surpreendeu em absoluto que Salazar constasse da lista. Surpreendeu-me sim, que na lista dos 100 mais votados surgissem nomes como: Otelo Saraiva de Carvalho - que pertenceu a uma organização terrorista as FP25, e andaram por aí a matar gente, recordam-se? - Pinto da Costa, que já todos conhecemos de sobra do intocável mundo do futebol, e digo intocável porque isto do "apito dourado" não vai dar em nada - outros nomes como, José Mourinho, Herman José, José Socrates, Hélio Pestana - para quem não sabe de quem se trata, como eu, é um personagem da série Morangos com Açúcar, Cristiano Ronaldo, e Alberto João Jardim, são alguns dos nomes que fizeram parte da lista dos 100 mais votados... É mesmo verdade, embora seja lamentável.
Perante isto, era no minímo ridículo que o nome de António Salazar não constasse da lista. E só depois de se terem acumulado comentários irados no forum do site e em diversos blogues, a acusarem a RTP de censura - um serviço público - pela ausência do nome de Salazar, é que lá apareceu seu nome. E surpresa das surpresa - ou não...? - um dos mais votados.
Quer se queira e goste, ou não, o nome de António Salazar faz parte da História do nosso País. Como qualquer outro dirigente, teve coisas boas e más. O certo é que era um homem honesto, livrou Portugal da segunda guerra mundial - o que para alguns foi bom e mau para outros - o ensino foi o melhor de sempre, a TAP e as companhias de navegação sempre deram lucro, havia segurança nas ruas, as empresas do estado davam lucro, a inflação era baixa, etc.!!
Certamente que cometeu muitos erros durante os quarenta anos de gorverno, e uma das acusações que lhe fazem é que não se podia falar contra o regime abertamente, senão mandava prender o pessoal. Na união soviética também era assim, e afinal votaram no nome de Álvaro Cunhal, que muito fez e se esforçou para que pertencessemos à URSS de então. Quer-me parecer que iria ser um pouquinho(?) pior do que na época de Salazar, acreditem!!
Um dos nomes que consta na lista dos dez finalistas e que na verdade me deixa indignada é o de Álvaro Cunhal. Vou aqui deixar umas palavras do Prof. Pedro Dias, ex-director da Torre do Tombo, que ao saber que o nome de Álvaro Cunhal fazia parte da lista final, não concordando diz o seguinte: "Não devia constar na lista dos "Grandes Portugueses", ainda se fosse na dos grandes soviéticos... - refere acrescentando - que Cunhal era um agente estrangeiro ao serviço de uma potência estrangeira para transformar Portugal numa colónia soviética". Em poucas palavras o Prof. Pedro Dias, diz tudo!!!
Será que alguém tem medo que Salazar ganhe o concurso???
Será que o resultado final não vai ser forjado?
Vamos então aguardar pelo final de toda esta polémica.
Quem irá ganhar e ser o número um dos "Grandes Portugueses"?
Para terminar, fica a seguinte frase, cujo autor desconheço:
"No início do socialismo existem as dificuldades do crescimento,
depois, vem o crescimento das dificuldades...!"