22/02/07

Foto: Renoux

No fim de semana passado, em amena conversa com um amigo, a certa altura contei-lhe um episódio recente na minha vida.
E disse-lhe que lamento muito que hoje em dia, as pessoas sejam avaliadas e tenham algum valor pelo seu aspecto físico. Só o aspecto físico lhes permite conhecer outras pessoas que, à primeira vista, pensamos se aproximam de nós com as melhores das intenções. Errado! Quem não tiver um "palminho" de cara e/ou um corpo minimamente interessante, é excluído de fazer certas amizades e novos conhecimentos. O que as pessoas são, para além da sua aparência - daquilo que os olhos vêem - não tem valor! Não tem importância! Não interessa! As "amizades" de hoje são meramente físicas.
Quando se trava esse conhecimento, só podem acontecer duas coisas: ou as duas pessoas em questão, estão fisicamente interessadas nessa amizade e a coisa corre bem e resulta enquanto os dois quiserem, ou até um deles se cansar e arranjar um(a) novo(a) amigo(a) e "tchau" foi bom mas acabou, ou se por acaso uma das duas pessoas está só e apenas interessada em fazer uma nova amizade verdadeira e não física, aí após duas ou três saídas o "amigo da aparência física" pura e simplesmente desaparece...! Ou então se não houver aquela bela aparência física, há outra tão ou mais interessante hoje em dia, que é a "amizade pela conta bancária", ou a "amizade pelo nome de família", ou ainda a "amizade pela figura pública". O resto não interessa...!
Conheço pessoas que «enchem» a boca com amigos. Este é meu amigo. Aquela é minha amiga. O outro(a) são meus amigos. Muitos amigos! Paletes de amigos! E de repente essa pessoa que tem imensos amigos(as) tem um probleminha na vida e... onde estão esses amigos todos? Nem um aparece!! Essas amizades estão só na agenda do telemóvel com muitos números, nos jantares em restaurantes caros, nos copos aqui e ali. Esses são os amigos para os outros verem e saberem que até conhecemos. Nessa altura aparecem aqueles, que até não são muito amigos, mas que servem para nos resolver os problemas quando é preciso! Há pessoas que, por vezes não querem - ou não sabem? - distinguir entre conhecidos e amigos! E é muito diferente, acreditem!
Pois eu dispenso essas "amizades"!!
Hoje em dia sou uma pessoa desconfiada q.b., porque a vida e as pessoas me obrigaram a ser assim. E dizem-me que, «desconfiança é má conselheira», pois acredito que sim, mas tenho provas concretas do que aqui acabei de escrever.
Agora, provem-me o contrario! Se for possível!!!
No entanto fica sempre um ensinamento das nossas experiências de vida!
Ficamos sempre a ganhar alguma coisa! Para o futuro! E a dar mais valor aos nossos verdadeiros amigos! Aqueles que nos vêem para além do aspecto físico! Porque esse com o tempo desaparece! Pouco ou nada sobra dele!
Mas as verdadeiras amizades, essas são eternas...!!