11/04/07

Não basta ser....
Hoje durante o trajecto para o serviço, oiço uma notícia que me fez rir, o que é raro hoje em dia. Normalmente as notícias que ouvimos deixam-nos preocupados! Cada uma é pior que a outra!
Dizia a tal notícia que - e passo a citar - o Jornal Público foi condenado a pagar uma indemnização de 75 mil euros ao Sporting por ter divulgado uma notícia verdadeira, sobre a dívida que o clube tinha ao Estado, desde 1996.
Portanto, apesar da notícia ser verdadeira, o tribunal entendeu que o Sporting foi lesado no seu «bom nome e reputação». Em 2001 os jornalistas desse diário foram absolvidos, mas o clube recorreu da decisão, e em Setembro de 2006 o Tribunal da Relação de Lisboa confirmou a primeira decisão. O clube apresentou novo recurso, e o Supremo veio agora contrariar as duas decisões anteriores, concluindo que os jornalistas agiram de «modo censurável do ponto de vista ético-jurídico», entendendo que o direito à honra se sobrepõe ao dever de informar.
O Jornal Público vai recorrer ao Tribunal Europeu.
Achei piada quando se diz que o Sporting foi lesado no seu bom nome e reputação! Qual bom nome e reputação? O que fizeram os dirigentes que passaram até hoje pelo clube, por esse bom nome e reputação? Não terão sido eles os primeiros a não respeitar o nome do Sporting?
E por esse bom nome e reputação as pessoas não têm o direito a ser informadas da verdade? O jornais não podem, nem devem contar a verdade? Ora bolas!!!
Aqui há uns largos anos, quando os clubes tinham realmente um bom nome e reputação, quem ia para presidente desses grandes clubes eram pessoas conhecidas, influentes e com nome de respeito, para dar ainda mais prestigio aos clubes. Hoje em dia, vão para presidentes aqueles que querem ser conhecidos, ter nome e prestigio.... Portanto, tudo ao contrário!!
Se querem bom nome e reputação, façam por isso. O respeito pelo clube tem que vir de "dentro", de quem está a comandar.
Como a mulher de César: Não basta ser! É preciso parecer...!!!
E os clubes - em geral - hoje não são, e muito menos parecem.
Bem, espero que no fim disto tudo, o Sporting aproveite a indemnização que vai receber e abata uma parte da divida que tem ao Estado.